Dia 50
Localização: Mar
Estado: Chique
A desvantagem de não fazer um orçamento é... péra, deixa eu pensar... Ah, é: Deixar claro ao mundo todo que você é uma pessoa desorganizada e – para os olhos de alguns- “cuca fresca”, como diria meu pai.
A vantagem é que não fazendo um orçamento eu tenho liberdade (essa, palavra chave pra mim, sobretudo na minha viagem) para fazer o que eu quiser, com a óbvia conseqüência, no entanto, de voltar pra casa mais cedo, caso esse “tudo que eu quiser” significar gastar mais dinheiro do que o esperado.
Eu saí do Brasil com uns 10 mil na poupança e um outro mil e meio na conta corrente. Minha idéia inicial era viajar por um ano, e o destino final seria o México. Agora eu já não sei.
Claro que com 12 mil reais eu não chegaria até o México, passando por todos os países da América Latina (ou quase todos), mas a idéia era parar em algum lugar e trabalhar por um tempo para continuar viajando. Mas eu já mudei de idéia.
Ainda acho que não teria dificuldade de arranjar um emprego. Eu faria qualquer tipo de trabalho (ou QUASE qualquer tipo) para ganhar uma graninha, mas estar completamente livre no mundo, sem ter horários e obrigações é uma sensação muito boa, e eu quero desfrutar disso até quando puder. Hoje penso que se a grana acabar, volto pro Brasil e trabalho lá. Mas penso nisso HOJE (o sea... todo se puede cambiar).
Nesse “gastar mais dinheiro que o esperado” devo destacar minha decisão de pegar um navio de Puerto Natales (Chile) a Puero Montt (Chile também).
Magda, a espanhola que conheci no carnaval em La Pedrera, havia me recomendado essa viagem de navio. Depois mais 4 pessoas falaram que fizeram e gostaram, e decidi fazer, sobretudo depois que machuquei meu joelho e vi que daria o tempo certinho pra ver o Perito Moreno e voltar para pegar o navio, que sai sempre nas manhãs de quartas (embora o check-in seja nas noites de terça).
O custo para um leito num dormitório de 16 camas seria de 300 dólares. A princípio achei um pouco caro, mas depois mudei de idéia. Claro que é mais do que eu esperava gastar. A viagem dura 3 dias e 4 noites, ou seja, 100 dólares por dia, que é bem mais do que eu gasto normalmente.
No entanto, observei que era um bom negócio. Veja bem:
Viagem de Puerto Natales a Puerto Montt- aproximadamente 40.000 pesos chilenos
Quatro noites num albergue barato- 4x 7.000+ 28.000
Café da manhã, almoço e janta para 3 dias (comida boa) 3x 12.000= 36.000
Assim, 104.000 pesos chilenos.
Eu acabei pagando 315 dólares, porque resolvi ficar num dormitório com 4 camas (350 dólares), e ganhei desconto de estudante (10%), e de acordo com a cotação do dia paguei 148.000, então a diferença foi muito pouca Se eu tivesse feito um orçamento, no entanto, eu provavelmente teria me privado disso.Minha cucafresquice me permitiu viajar por entre os fiordes patagônios (observe que chique).
Um breve PS para não me (e lhes) enganar: O navio é um navio de carga e passageiros, então há, além de eu, superchique, vacas amontoadas num container nos fundos do navio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário